Médica é indiciada por falsidade ideológica após atuar sem registro de qualificação na Bahia
01/09/2025
(Foto: Reprodução) Médica que atuava sem registro de qualificação é indiciada por falsidade ideológica
Uma médica foi indiciada pela Polícia Civil (PC) após atuar sem registro de especialista na cidade de Vitória da Conquista, cidade no sudoeste da Bahia. A médica Mariane Costa atuava como psiquiatra e neuropediatra sem registro de qualificação como especialista.
Conforme informações da TV Sudoeste, afiliada da TV Bahia na região, a investigação começou após uma denúncia anônima. Nas redes sociais e na faixada da clínica onde atuava, no bairro Brasil, a médica reforçava a informação de que era especializada nas duas áreas.
⚠️ Apesar de possuir registro no Conselho Federal de Medicina (CRM), ela não possui o Registro de Qualificação de Especialista (RQE), que também é obrigatório.
"[Ela estava] Confeccionando laudos como sendo uma psiquiatra e neuropediatra, porém sem ter a habilitação, que depende de fazer uma residência médica de três anos, provas e, então, conseguir o título", afirmou o delegado Paulo Henrique de Oliveira, responsável pelo caso.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
Segundo a polícia, pessoas que se consultaram com a médica e tentaram usar os laudos emitidos por ela para conseguir benefícios no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tiveram os pedidos negados.
Após a junção de depoimentos, informações técnicas e documentos, a polícia concluiu, na última sexta-feira (29), que a médica cometeu o crime de propaganda enganosa, evidenciado por meio dos carimbos, descrição na faixada da clínica e ainda postagens nas redes sociais.
Médica é indiciada por falsidade ideológica após atuar sem registro de qualificação em cidade da Bahia
Reprodução/TV Sudoeste
Médica é indiciada por falsidade ideológica após atuar sem registro de qualificação em cidade da Bahia
Reprodução/TV Sudoeste
Ela também foi indiciada por falsidade ideológica e o Conselho Regional de Medicina abriu uma investigação (Cremeb) sobre o caso.
"A especialidade tem pré-requisitos para ser obtida, que é mediante a residência médica ou a prova de título de especialista. Fora essas duas situações, o médico não pode divulgar que ele é um especialista", detalhou Luis Cláudio Carvalho, da Delegacia do Cremeb.
Em nota, a defesa da médica Mariane Costa afirmou que ela está devidamente inscrita no Cremeb e tem várias pós-graduações.
LEIA TAMBÉM:
Policial militar aposentado é preso em flagrante suspeito de agredir mulheres em bar de Salvador
Idoso de 62 anos morre em acidente com motocicleta em Feira de Santana; vítima estava de carona
Show de banda de pagode em embarcação que naufragou em Salvador não foi comunicado para Marinha
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
o