Feira de Santana tem ruas com nomes de novelas, jogadores de futebol e até salmos; entenda origem dos títulos
18/09/2025
(Foto: Reprodução) Bairros de Feira de Santana têm ruas com nomes de novelas, jogadores de futebol e planetas
TV Subaé
Segunda maior cidade da Bahia, Feira de Santana não se destaca apenas pela abrangência da população, com mais de 616 mil habitantes, ou pela localização estratégica — a "Princesa do Sertão" é a principal ligação entre a capital e o interior do estado através da BR-324.
O município, que completa 192 anos nesta quinta-feira (18), carrega parte da identidade cultural brasileira até no registro de ruas e bairros. Da paixão por futebol e novelas a referências religiosas e aeronáuticas, a cidade revela, por meio da nomenclatura, seu perfil espontâneo e criativo.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Feira de Santana e região
Para celebrar a data, o g1 ouviu historiadores que relatam a história da cidade e mostram as influências na ocupação populacional. Conheça a origem dos nomes que marcam Feira de Santana.
O título da cidade
De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Feira de Santana foi fundada oficialmente em 1832. Na época, a população era majoritariamente formada por feirantes, que tiravam o sustento das terras que compõem a cidade. Desse comércio surgiu o avanço e o crescimento da região.
Mas a história do nome de Feira de Santana é mais complexa do que se imagina. Segundo o historiador e professor Paulo Medford, a evolução do nome da cidade passou por várias etapas, e a versão oficial que conhecemos hoje foi estabelecida apenas entre as décadas de 1920 e 1930. Antes disso, o município foi conhecido como Santana dos Olhos d’Água.
Criatividade no registro dos bairros
Quanto aos bairros de Feira de Santana, a nomeação se deu de forma burocrática, por meio de projetos urbanísticos realizados pelo poder público, mas também por iniciativa dos próprios moradores em meio ao crescimento intenso da cidade entre as décadas de 1970 e 1990.
De acordo com o historiador e guia de turismo Carl Lima, a criação do Centro Industrial do Subaé permitiu que a criatividade da população florescesse na ausência de regulamentação oficial.
“Muitos loteamentos surgiam de forma espontânea e os próprios moradores escolhiam os nomes das ruas. Isso fez com que novelas, times de futebol, santos e até aeronaves virassem homenagens no mapa de Feira”, explica o historiador.
Como pontua Carl, os moradores escolhiam nomes que refletiam suas paixões culturais. Com o tempo, mesmo com a formalização dos processos pela prefeitura, muitos desses títulos foram mantidos, transformando a cidade em um registro vivo da cultura brasileira.
Urbanização planejada e conjuntos habitacionais
Segundo Paulo Medford, o órgão de Habitação e Urbanização da Bahia (Urbis) foi responsável pela construção de vários conjuntos habitacionais com o prefixo "Feira", entre 1969 e 1995. Alguns mudaram de nome, como o Feira I e II, que se tornaram o bairro Cidade Nova, e o Feira III, que hoje é o Jomafa.
Outros mantiveram a nomenclatura original, como o Feira IV (pertencente ao bairro Pedra do Descanso), Feira V (pertencente ao bairro Mangabeira), Feira VI (pertencente ao bairro Campo Limpo), Feira VII (Tomba), Feira IX (pertencente ao bairro Calumbi) e o Feira X (pertencente ao bairro Muchila).
Confira histórias com nomes criativos de bairros:
⚽ Bairro Cidade Nova: homenagem ao tricampeonato da Copa de 70
Conforme o historiador Carl Lima, o bairro Cidade Nova foi o primeiro conjunto habitacional da cidade, criado no fim dos anos 1960 como uma parceria entre os governos estadual e municipal para abrigar a crescente população de trabalhadores do recém-criado Centro Industrial do Subaé (CIS).
Para celebrar o país, que havia acabado de conquistar o tricampeonato da Copa do Mundo de 1970, o poder público batizou as ruas do bairro com os nomes dos grandes craques da seleção brasileira, como Pelé, Rivelino e Jairzinho. Assim, um projeto urbanístico se uniu à paixão nacional pelo futebol.
"A Cidade Nova é um bairro formado tanto por ruas quanto por caminhos. As ruas têm o nome dos campeões da década da Copa de 70 e os caminhos seguem nome de cidades".
Bairro Cidade Nova faz homenagem ao tricampeonato da Copa de 70
Google Maps
📺 Bairro Gabriela: inspirado em novela
Gabriela é o oposto da Cidade Nova, pois é um retrato da iniciativa popular, conforme lembra o estudioso. A região também cresceu de forma desordenada e ganhou o nome em homenagem ao enorme sucesso da novela "Gabriela" na década de 1970, inspirada no livro homônimo de Jorge Amado.
A ideia, que partiu dos próprios moradores, se tornou uma tradição. Depois disso, as ruas do bairro foram batizadas com títulos de folhetins que marcaram gerações, como "Rei do Gado", "Laços de Família" e "Torre de Babel".
"Até hoje as novas ruas em formação no bairro são nomeadas com nomes de novelas recentes, mantendo viva a tradição", explicou Medford.
Uma das principais ruas do bairro, chamada Anjo Mau, está em processo de mudança após pedidos de moradores. De acordo com Carl, a população que atualmente ocupa a área acha que o nome não representa o lugar. O grupo liderado por um pastor defende que a rua é abençoada.
Bairro Gabriela tem ruas inspiradas em novela
Google Maps
✈️ Bairro George Américo: aeronaves e liderança
Medford explica que o Conjunto George Américo, localizado no bairro Campo Limpo, surgiu em 28 de novembro de 1987. Na época, o funcionário da prefeitura e presidente da Associação dos Sem-Teto da cidade, George Américo, organizou a ocupação de terra do antigo Campo de Aviação, de propriedade pública, com o apoio de centenas de pessoas.
Ao longo de seus 28 anos, o homem comandou 21 ocupações em Feira de Santana, por isso, ficou conhecido como o “Rei das Invasões”. O bairro recebeu o nome de Conjunto Habitacional George Américo, com ruas totalmente retilíneas e com nomes de aeronaves e espaçonaves, uma homenagem da população local e da Câmara de Vereadores, que oficializou em lei.
Bairro George Américo tem ruas com nomes de aeronaves e lideranças
Google Maps
➡️ Bairro Queimadinha: ruas com nomes de estados brasileiros
O bairro Queimadinha tem ruas com nomes de estados brasileiros, como Rua Bahia, Rua São Paulo, Rua Pernambuco, entre outros.
"A escolha está ligada a uma forma de celebrar a diversidade nacional, talvez como homenagem aos migrantes que vieram de várias partes do Brasil para Feira de Santana durante seu crescimento urbano entre os anos 1960 e 1990. Não há um registro oficial detalhado sobre quem escolheu essa temática, é provável que seja apenas um reflexo de um desejo de integração e identidade nacional", analisou Paulo Medford.
Bairro Queimadinha tem ruas com nomes de estados brasileiros
Google Maps
📿 Conjunto Fraternidade: ruas com nomes de salmos
No conjunto Fraternidade, pertencente ao bairro Tomba, as ruas têm nomes de salmos bíblicos, como Salmo 23, Salmo 91, entre outros. Essa escolha, segundo Medford, indica uma forte influência religiosa na formação do bairro. "É provável que o conjunto tenha sido influenciado por uma comunidade ou associação com valores cristãos, imprimindo essa espiritualidade".
Conjunto Fraternidade tem ruas com nomes de salmos
Google Maps
Outros bairros com temas curiosos:
Jardim Cruzeiro: ruas com nomes de cidades baianas
Papagaio: ruas com nomes de deuses gregos
Jardim Acácia: ruas com nomes de planetas
Ponto Central: ruas com nomes de países
Capuchinhos: ruas com nomes de santos
Santa Mônica II: ruas com nomes de rios
Parque Ipê: ruas com nomes de cidades e clubes do Sudeste e Sul
Medford pontua que, antes da criação da Lei de Perímetro Urbano, muitos desses nomes não eram registrados oficialmente. Os nomes eram escolhidos com base em referências do momento, como personagens de novelas, craques do futebol, aeronaves, locais famosos citados na televisão, isso era uma forma de dar identidade ao bairro e criar um senso de pertencimento.
Com o tempo, a prefeitura passou a organizar esse processo, mas os nomes informais — resultado dessa influência cultural — foram mantidos. Para o historiador, cada bairro conta uma história.
"Essa diversidade de nomes de ruas liga o passado, o presente e os sentimentos da cidade, onde o povo teve voz na construção do espaço urbano. Esses nomes curiosos revelam muito mais do que a criatividade, eles revelam uma identidade única da cidade, memória e pertencimento", destaca Medford.
Entenda o processo para nomear ruas
Atualmente, qualquer cidadão pode sugerir um nome para uma rua. Segundo os dois historiadores, é necessário recolher assinaturas dos moradores, associações comunitárias ou vereadores e apresentar a proposta à Secretaria de Planejamento.
Veja o passo a passo ⬇️
Os técnicos verificam se o nome já existe, se há duplicidade ou conflito com outros logradouros, depois outros órgãos parceiros são consultados, como Embasa, Coelba, Correios, empresas de telefonia, além de geógrafos da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
Garantido o nome, a rua recebe um Código de Endereçamento Postal (CEP) válido.
O título é formalizado por decreto do Poder Executivo ou por lei aprovada na Câmara Municipal.
Em seguida, a prefeitura instala placas com o nome oficial da rua e o número do CEP, incluído no sistema da prefeitura e comunicado aos Correios e demais órgãos para atualização de cadastros e serviços e atualizações em GPS.
Feira de Santana em números (Censo do IBGE 2022)
População: 616.279 habitantes:
Homens: 47,8% (294.671)
Mulheres: 52,2% (321.608)
Faixa etária:
Até 14 anos: 19,8%
15 a 29 anos: 23,2%
30 a 59 anos: 41,7%
60 anos ou mais: 15,3%
Composição racial:
Pardos: 54,9%
Pretos: 27,2%
Brancos: 17,2%
Amarelos: 0,4%
Indígenas: 0,3%
LEIA MAIS:
Bata do Feijão: tradição de caceteiros e biatadeiras é celebrada em Feira de Santana
Segunda maior cidade da Bahia tem ruas com nomes de novela e viraliza na web: 'Meu sonho morar na rua Rei do Gado', diz internauta
'Princesinha do Sertão': conheça Feira de Santana, cidade com mais de 600 mil habitantes que nasceu de fazenda no interior da Bahia
Gravação do DVD de William Sanfona acontece em Feira de Santana
Veja mais notícias de Feira de Santana e região.
Assista aos vídeos do g1 e TV Subaé 💻